NOTICIA NADA BOA PARA O MUNDO "EUA sem pistas de Bin Laden"


WASHINGTON - Os Estados Unidos garantiram domingo que não têm qualquer informação consistente a respeito do paradeiro de Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda e o homem mais procurado pelas forças americanas desde os atentados do 11 de Setembro. O secretário de Defesa americano, Robert Gates, em entrevista ao programa This week, da rede de TV ABC, afirmou que não sabe de qualquer fato novo sobre Bin Laden.

– Se soubéssemos, iríamos pegá-lo – garantiu Gates.

O secretário admitiu que “faz alguns anos” que os EUA não conseguem uma boa informação sobre o suposto terrorista. A resposta de Gates contrasta com uma reportagem da BBC, que, na semana passada, informou que um homem preso no Paquistão teria dito que Bin Laden esteve em Ghanzi, no leste do país, no início deste ano.

O Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA divulgou um relatório, no mês passado, culpando a falta de esforços do governo do ex-presidente George Bush e seus comandantes militares por permitirem que Bin Laden escapasse das cavernas de Tora Bora, no Afeganistão, no fim de 2001.

RobertGates também esteve no programa Meet the press, exibido domingo pela NBC. Ele falou sobre o prazo dado pelo presidente Obama para a retirada das tropas americanas do Afeganistão, prevista para julho de 2011. Segundo Gates, a data não é rígida, e serve de mensagem para Cabul sobre a necessidade iminente de o governo afegão se preparar para defenderem sozinho o país.

– Há um elemento importante aqui em termos de equilibrar, entre um sinal de resolução, mas também dar ao governo afegão uma percepção de urgência da necessidade de recrutarem e treinarem seus jovens e colocarem-nos para lutar – disse o secretário.


Fonte.: Jornal do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário